sábado, 9 de julho de 2011


COMPARTILHANDO (por identificação com a sensibilidade e a forma de ver o mundo e gostar de ter as pessoas por perto) O TEXTO DA AMIGA CARLA, SOBRE UM DOS COSTUMES ITALIANOS MAIS SÁBIOS E CURIOSOS...
SEGUE ABAIXO:




O prazer em não fazer nada

Esses dias assisti o filme “Comer, Rezar e Amar”. Uma das coisas que me chamou a atenção foi uma cena na Itália, onde os Italianos enfatizam o prazer em não fazer nada.

Pois bem, ontem aqui em São Paulo fez um dia lindo de sol, depois de várias semanas de garoa e frio. Então resolvi experimentar o prazer em não fazer nada. Vesti uma roupa bem confortável, peguei um livre e fui ao parque do Ibirapuera, que para minha sorte e privilégio, fica bem perto de casa.

Chegando lá, me sentei perto do lago e comecei a ler o livro. Depois de lê bastante resolvi pura e simplesmente, sentir o vento e o sol bater no meu rosto e apreciei aquele momento, com calma. A sensação foi ótima! A liberdade de simplesmente parar e ficar em paz é maravilhosa. Deixar a mente tranquila, sem preocupações e vários pensamentos concorrendo pela minha atenção foi um belo exercício. Respirar e sentir. Agradecer pela vida e sentir o prazer em não fazer nada. Às vezes isso é o bálsamo que a nossa alma precisa para se revigorar.

Para fechar o meu momento de liberdade e “sem fazer nada”, resolvi fazer uma caminhada. No meio do caminho encontrei várias pessoas andando de bicicleta e me lembrei da minha Amiga Paula. Um dia, fomos à exposição do Pequeno Príncipe, na Oca e depois fizemos um passeio de bicicleta pelo parque, e esse dia estava tão exuberante e lindo como ontem. Senti uma saudade enorme da Paula e uma vontade de lhe dá um abraço. Fechei meus olhos e imaginei esse abraço.
Voltei para minha casa, muito leve, feliz e sentindo paz de espírito. Passei num restaurante que eu gosto, pois queria tomar uma taça de vinho para celebrar aquele dia, porém tinha uma fila enorme de espera e não estava nenhuma vontade de me estressar. Desisti do vinho e no meio do caminho achei um barzinho vazio, resolvi tomar uma cervejinha e depois fui para casa. Adorei o prazer em não fazer nada. Vivemos na correria da cidade grande e na maioria das vezes nos esquecemos das coisas simples.

Hoje dei uma olhada no blog da Paula e vi uma linda mensagem que ela dedicou para seus amigos incluindo eu. Nesse momento tive a certeza de que ela sentiu o meu abraço!


NOTA MINHA: TAMBÉM ACHO COERENTE CHAMAR, MUITO RESPEITOSAMENTE, DE "A PRÁTICA DO NADISMO". QUEM SABE, UMA NOVA ABORDAGEM DA VIDA, QUE NOS FAZ DESACELERAR A MENTE E A ALMA, NESSE MUNDO DE "CORRERIAS" (GRANDE PARTE DELAS VICIANTES E INÚTEIS)
NO OBJETIVO DE ENCONTRAR O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA, E ENCONTRAR-SE A SI MESMO, ACREDITO COM CONVICÇÃO QUE UMA PAUSA NA LÓGICA FRENÉTICA DOS TEMPOS MODERNOS SEMPRE É VÁLIDA. AFINAL, MUITOS DE NÓS, EM DIVERSAS OCASIÕES, NOS PEGAMOS EXECUTANDO AS TAREFAS COTIDIANAS (MESMO AS QUE NÃO NOS SÃO MUITO AGRADÁVEIS) DE FORMA QUASE MECÂNICA, SEGUINDO O TAL "ESPÍRITO DE MANADA" QUE NOS FAZ SER MAIS UM SER - NÃO PENSANTE - AGINDO EM MEIO A MULTIDÃO SEM RUMO E SEM VONTADE.
VALEU, CARLA OLIVEIRA, POR DIVIDIR ESSA EXPERIÊNCIA QUE CERTAMENTE, FOI DELICIOSA RS. BJIN!




E PARA CELEBRAR A VIDA, UMA OBRA DE ARTE ( E POR ACASO, UMA DAS MINHAS CANÇÕES PREDILETAS) EM UM VÍDEO BÁRBARO, ONDE ARTISTAS DE RUA DE VÁRIOS PAÍSES, EXPRESSANDO ATRAVÉS DE UMA MESMA CANÇÃO SUA CULTURA E SUAS PECULIARIDADES. 
MAIS UMA PROVA DE QUE A MÚSICA, E A EMOÇÃO QUE ALGUMAS CANÇÕES NOS TRAZEM SÃO COMO UM IDIOMA UNIVERSAL, QUE TODOS COMPREENDEM, MAIS DO QUE ISSO: SENTEM...E SENTEM COM A ALMA!! CANÇÕES COMO "STAND BY ME" SE TORNAM IMORTALIZADAS NÃO SOMENTE PELA SUA BALADA GOSTOSA DE OUVIR, NEM APENAS PELA SUA LETRA BEM FEITA, CHEIA DAQUELE ROMANTISMO LEVE QUE FAZ UM BEM IMENSO AO CORAÇÃO E QUE TRAZ TANTA ALEGRIA À VIDA, ESSAS CANÇÕES SE IMORTALIZAM, ALEM DESES MOTIVOS, É CLARO, POR SEREM DIFERENCIADAS E TOCAREM FUNDO NA SENSIBILIDADE DE QUEM SABE SENTIR O LADO MAIS DOCE E BELO DA VIDA, ELAS DERRUBAM FRONTEIRAS ENTRE NAÇÕES, INDEPENDEM DA CULTURA E DO IDIOMA DE QUEM CANTA OU OUVE...SÃO SIMPLESMENTE...REPLETAS DE MAGIA!!


O VÍDEO É BARBARO!! VALE A PENA CONFERIR E SE DELICIAR...




HÁ CERTAS COISAS QUE VEJO, 


OUÇO OU SINTO ME FAZEM 


LEMBRAR (DO GENIAL) 


VICTOR HUGO:

"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição Do corpo, a alma está de joelhos"


"A vida não passa de oportunidade do encontro com quem nos toca o coração;
 só depois da morte se dá a junção; corpos apenas têm o abraço, almas têm o enlace"



Nenhum comentário:

Postar um comentário