quinta-feira, 30 de junho de 2011


  • MAIS  UM DIGNO DO "ROL" DOS GENIAIS ARTISTAS DESSE PAÍS CHEIO DE ORIGINALIDADE, SENSIBLIDADE E BELEZA....CANTANDO A ALMA DO HOMEM DO CAMPO, A SIMPLICIDADE DOS SENTIMENTOS MAIS PROFUNDOS, E MUITAS DAS DIVERSAS NUANCES DA ALMA DO POVO BRASILEIRO. 



Admiro profundamente a sensibilidade musical, a humildade e o talento ímpar desse genial artista brasileiro, representante legítimo da cultura pantaneira e da alma da música raíz brasileira....Sinto com uma paz imensa  as musicas cantadas na voz desse cantor, poeta e compositor, como uma leve pluma que toca os ouvidos e o coração.
É a narrativa das coisas da natureza, dos fatos mais prosaicos da vida, do jeito puro e sonhador do violeiro que toca e compõe na companhia de uma noite estrelada e o coração cheio de sentimentos profundamente arraigados...é o instrumento perfeitamente tocado, a viola que chora, sorri ou dança nas mãos do seu mestre, em uma profunda interação e sintonia....é a poesia dos "cantões" deste país cantada com a sensibilidade que poucos conseguem captar tão bem....é a vida e o coração colocado  na ponta dos dedos ao tocar a viola com tamanho respeito e profundidade, representando com palavras simples os sentimentos do caboclo simples, mas que nem imagina a grandiosidade da obra que produz ao tintilar seus versos com tamanha emoção...
É por esses e outros tantos motivos que nos fazem quase paralisar diante ao canto sereno e a poesia perfeita da obra desse artista que é um dos "grandes", que nos fazem sentir profundo respeito e imenso orgulho pela cultura desse país de rincões e contrastes, de cantos, cantorias, ritmos e tanta genialidade...nem mesmo a superficialidade massante e midiática que nos impõe com tamanha intensidade, certas "musicas" que não mereciam tal título, e "artistas" que não deveriam ter o mérito e a honra de serem tratados (e exaltados) como tais, nem a simploriedade que ja estamos quase nos habituando...nada disso nos faz perder o encanto quando ouvimos uma obra tão bem feita quanto a de...ALMIR SATER!
Abaixo, uma das letras que mais gosto, o ritmo, a voz...tudo nessa musica inspira poesia. Isso é, claro, sem nem citar ainda outras preciosidades como: "Tocando em Frente", "Chalana", "Romaria", "Amor Distante" entre tantas....

CAMINHOS ME LEVEM
Composição: Almir Sater
Amanhã bem de manhã...
Vou sair caminhando ao léu

Só vou seguir na direção

De uma estrela que eu vi no céu

Pra que fingir que não devo ir

Caminhos me levem

Aonde quiserem

Se meus pés disserem que sim

Vejo alguém seguindo além

Eu aceno com meu chapéu

Pois tanto faz de onde ele vem

Pode ser algum menestrel

Que vai e vem, sempre

Sem ninguém

Caminhos te levem, aonde puderem

Se teus pés quiserem assim...

Mesmo me afastando de você

Sei que não te deixo me esquecer

Mas tente compreender minhas razões


Já faz um tempo

Em que eu vivi

Feito linha de um carretel

Olhei em volta então me vi

Prisioneiro de um anel

Não resisti

Foi bem melhor partir

Perigos me esperam

Abrigos não quero

Que meus pés decidam

Por mim

Mesmo me afastando de você

Sei que não te deixo me esquecer

Mas é nosso dever fazer canções...




              Priscila Marim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário